domingo, 9 de agosto de 2009

ESMOLA GERAL ABRE FESTEJOS DE NOSSA SENHORA DA BOA MORTE

As integrantes da tradicional Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte saíram às ruas de Cachoeira neste sábado (08), cumprindo o ritual da "esmola geral" em que, de sacola às mãos, pedem ajuda às pessoas para cobrir as despesas dos festejos, que serão realizados a partir da proxima quinta-feira(13). O dia solene da festa será no sábado (15) com missa às 10 horas na Igreja Matriz, seguida da tradicional procissão em louvor a Nossa Senhora da Glória. A missa e a procissão serão transmitidas AO VIVO pela TV Educativa para todo o estado e pela Internet.

Depois, as irmãs da Boa Morte realizam uma ceia e comemoram participando de uma roda de samba.




Vestindo trajes de "crioula" - torso na cabeça, balangandãs, bata branca, saia rodada colorida e chinelos baixos - elas tornaram mais colorido o sábado em Cachoeira e foram, como sempre, acolhidas com bastante carinho pelas pessoas .

"Dona Filhinha" (106 anos) é a mais antiga das Irmãs da Boa Morte. A idade não limita suas ações e ela percorre as ruas de Cachoeira sem aparentar cansaço.


Os cachoeiranos colaboram com a Irmandade, um dos símbolos da cidade.



À tarde as irmãs da Boa Morte se reuniram, na sede da Irmandade, para assistir em primeira mão ao documentário VIDA NA BOA MORTE, produzido pela TV Educativa. O documentário será apresentado na próxima sexta-feira (14), após a procissão noturna da Irmandade, em sessão aberta ao público num telão que será armado no Palanque do Jardim do Faquir, com a presença das irmãs, antes da apresentação do grupo de samba de Roda Gêge-Nagô


O gerente de Jornalismo da TV-E , Jorge Ramos, disse às irmãs que a iniciativa da emissora em lançar o documentário é um tributo ao papel que a Irmandade da Boa Morte exerce no cenário cultural da Bahia. "Vocês são o exemplo mais eloquente da resistência de uma cultura que foi, no passado, marginalizada e oprimida e hoje simboliza o que há de mais puro e autentico nas raízes do Brasil".

O diretor- geral do IRDEB (entidade mantenedora da TV Educativa), Pola Ribeiro, agradeceu a colaboração que a emissora sempre recebeu da Irmandade e disse que ao produzir um documentário sobre a Boa Morte, na verdade é a própria emissora quem se sente homenageada.

3 comentários:

  1. Parabéns pela matéria e pelo Vapor de Cachoeira. São iniciativas como esta que verdadeiramente contribuem para a preservação da memória do Recôncavo. Parabéns pelo tratamento respeitoso às pessoas, instituições e aos fatos.

    ResponderExcluir
  2. mandovê, angolano
    e a bahia, mais histórica, agradece...
    alf

    ResponderExcluir
  3. Sr. Jorge,

    Parabéns pelo blog, minha referência sempre em pesquisas sobre minha cidade, Cachoeira. Se não me engano já estivemos juntos num evento em homenagem a Tranquilino Bastos promovido pelo Terreiro Cultural em 2007, na época eu era gestora do Ponto de Cultura.
    Com muito orgulho produzi esse documentário com a TVE ano passado, foi uma pena não ter assistido ao seu lançamento!
    Mais uma vez parabéns e espero que continue dando visibilidade a essa terra especial.

    ResponderExcluir

Faça um comentário