quarta-feira, 12 de agosto de 2009

UMA IRMÃ DA BOA MORTE



Essas fotografias de uma irmã da Boa Morte foram tiradas em 1956 pelo fotógrafo baiano Voltaire Fraga (1912 - 2006) e integram o livro de fotografias Abundante Cidade, Dessemelhante Bahia . Tudo indica terem sido tiradas em Salvador, provavelmente em uma Festa do Bonfim, conforme semelhanças com outros registros de festas populares da Bahia, captados por Voltaire .



Durante 47 anos ele fotografou a Bahia, em seus múltiplos aspectos, notadamente o humano. Seus registros e o notável acervo que reuniu em quase cinquenta anos representam um dos mais importantes documentos visuais da paisagem dessa terra. É um passeio pela história, mostrando ruas e monumentos que o tempo e o progresso modificaram e em alguns casos foram até mesmo destruídos. Estão lá belezas naturais - até então intactas - e que foram brutalizadas pelo homem. Vale a pena deleitar-se com as fotos, ora em exposição no Palacete das Artes, em Salvador.





O acervo de Voltaire Fraga foi desprezado pelos governantes e dirigentes culturais da Bahia durante vários governos até ser adquirido pelo Instituto Moreira Salles, de São Paulo onde se encontra. À Bahia restaram as memórias. Que esse poeta da imagem soube tão bem eternizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um comentário