terça-feira, 20 de outubro de 2009

A CRIAÇÃO DO HOSPITAL SÃO JOÃO DE DEUS NA VILA DE CACHOEIRA



Este é o Hospital São João de Deus, atual Casa de Misericórdia de Cachoeira. No postal, datado de 1905, Vicente Seixas cumprimenta o compadre e amigo cônego Elpídio Tapiranga, mandando-lhe uma recordação da sua cidade natal. O Monsenhor Tapiranga (1863-1932),   que dá nome à rua onde está o campus da Universdidade  Federal do Recôncavo da Bahia  (UFRB) e a sede da  filarmônica Lyra Ceciliana,  era cachoeirano  e foi um dos mais notáveis oradores do clero baiano, tendo sido vigário nas cidades baianas de Juazeiro, Abaré, Capim Grosso, na própria Cachoeira  e,  finalmente,  em Salvador, onde dirigiu por mais de 30 anos a Paróquia de Santo Antônio Além do Carmo. Ocupou diversos cargos na cúria diocesana e foi diretor do Apostolado da Oração. A sua eloquência e o poder de sua pregação tornaram-se lendários e o fizeram bastante requisitado para ser o ordaor nas principais cerimônias religisosas na Bahia. Escritor, foi membro da Academia de Letras da Bahia. Por ocasião do centenário de seu nascimento, a cidade de Salvador o homenageou com a colocação do seu busto em frente à igreja,  no bairro de Santo Antônio, centro histórico de Salvador.
   

O Hospital São João de Deus de Cachoeira é um dos mais antigos  do Brasil.   A sua história está registrada nos  Anais da Biblioteca Nacional, localizada no Rio de Janeiro. Ele foi criado como "beneplácito" do então Rei de Portugal Dom José I, "O Reformador".  O reinado  dele ficou conhecido na história como a era do Marquês de Pombal, que  recebeu poderes absolutos para implantar as reformas econômicas, sociais, políticas , educacionais religiosas que aproximaram Portugal das modernas nações européias. Nessa correspondência,  o Vice-Rei Conde dos Arcos, governador da Capitania da Bahia,  informa ao Ministro encarregado da administração das colônias portuguesas sobre a implantação e administração do hospital.


clique nas imagens para facilitar a leitura
(Volume 31 dos Anais da Biblioteca Nacional)


(Volume 32 dos Anais da Biblioteca Nacional)

7 comentários:

  1. Jorginho, que beleza. Suas contribuições para o resgate e preservação da memória de Cachoeira, são excelentes. Vida longa para esse trabalho. Você, sim, é um orgulho para seus conterrêneos.Muito sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela contribuição.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante divulgar a história que sempre revela curiosidades da cidade de Cachoeira num blog.
    Belo trabalho!

    ResponderExcluir
  4. Jorginho, muito legal as duas postagens. Quero aprender com você como faz inserção de documentos digitalizados no blog. Abração.
    Cacau Nascimento

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante seu texto histórico sobre o Hospital São João de Deus; páginas como essa mantêm a História viva, máxime em nosso País, cujos habitantes não costumam cultivar, muito menos cultuar, suas raízes, suas origens, os seus antanhos. Conquanto não seja baiano (sou parauara), gostei do escrito.Sérgio Pandolfo

    ResponderExcluir
  6. boa noite , por favor senhor , me diga se esse hospital sao joao de deus foi nos anos de 1920 a 1924 chamado HOSPICIO JOAO DE DEUS? OOBRIGADA MEU EMAIL liliacalazans_1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Lília :

    Nunca o Hospital São João de Deus foi chamada de "Hospício São João de Deus". Você deve estar se referindo ao Solar Boa Vista, em Salvador, que já teve este nome de São João Batista e foi um hospício durante muitos anos. Nele o poeta Castro Alves viveu na adolescência. Atualmente é um Centro Cultural e fica no bairro de Boa Vista de Broatas.

    ResponderExcluir

Faça um comentário