terça-feira, 28 de setembro de 2010

CÂMARA ACEITA PAGAR ESTUDOS DE JOVENS CACHOEIRANOS EM LISBOA


Em 1799 a Câmara da Vila de Cachoeira respondeu afirmativamente a uma consulta do Governador da Bahia, Dom Fernando José de Portugal, aceitando pagar pensões a jovens da vila que fossem estudar em Lisboa, na Universidade de Coimbra e na  Real Academia da Marinha. A consulta fora feita no ano anterior, em nome da Rainha de Portugal, D. Maria I, a todas as câmaras das vilas baianas mas somente as de Cachoeira e de Salvador aceitaram a proposta. As demais alegaram não possuir condições financeiras para aprovar tal benefício. A idéia original era que as câmaras das respectivas vilas financiassem a formação  de  dois engenheiros hidraulicos, dois engenheiros topógrafos, um contador, um médico e um cirurgião. Tão logo concluíssem a formação especializada, eles voltrariam a suas "comarcas" para exercer o ofício que aprendessem na Europa.

Mas no mesmo ofício a Câmara de Cachoeira pondera alguns aspectos que poderia inviablilizar o projeto, como o aproveitamento futuro desses profissionais, considerando que não haveria tanto trabalho assim a executar na vila, notadamente para os engenheiros topógrafos e hidráulicos e o contador. A Câmara aponta como execção os médicos e cirurgiões "de que se experimenta grande penúria n´este continente".



 (clique nas imagens para facilitar a leitura)


Os ofícios das câmaras de Cachoeira de Salvador aceitando, porém, bancar os cursos,  mesmo com as ressalvas, foram transcritos e enviados pelo governador para análise do Marquês de Anadia, titular do Conselho de Estado de Sua Majestade. Nessa época, Dom Maria I já sofria das faculdades mentais e o governo era exercido  pelo Príncipe Dom João, futuro Rei Dom João VI, que nove anos depois viria com toda Corte para o Brasil, fugindo das tropas do Imperador francês Napoleão Bonaparte. Não há registros posteriores se houve de fato o pagamento de bolsas de estudo para os estudantes.     


Nota do Editor: As informações contidas neste post  foram extraídas dos Anais da Bibliteca Nacional  do Brasil (volume 036, ano de 1914). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um comentário