quarta-feira, 4 de maio de 2011

JJ SEABRA FAZ COMÍCIO EM CACHOEIRA CONTRA RUY BARBOSA E SOFRE ATENTADO EM CURRALINHO


Na acirrada disputa eleitoral de 1910, em que Ruy Barbosa  lançou a "Campanha Civilista" em oposição à candidatura do Marechal Hermes da Fonseca (que viria a ser eleito), houve momentos de extrema tensão e confrontos entre os partidários dos dois candidatos. Em sua própria terra,  Ruy Barbosa enfrentou uma forte resistência, liderada pelo então deputado JJ Seabra,  que assumiu pessoalmente o comando da candidatura Hermes da Fonseca de quem mais tarde viria  ser o poderoso Ministro da Viação e Obras Públicas. Reproduzia-se na Bahia  o confronto  resultado do racha entre as elites oligárquicas brasileiras que,  até então,  sempre lançavam um candidato único para defender seus interesses e privilégios. São Paulo e Minas Gerais dominavam a cena política brasileira.  Mas pela primeira vez houve, de fato, uma disputa. São Paulo e o Presidente da República, Nilo Peçanha, apoiaram a candidatura do baiano Ruy Barbosa, enquanto Minas Gerais e Rio Grande do Sul apoiaram Hermes da Fonseca.   Houve  acusações mútuas de violências e fraudes.   
Hermes da Fonseca X Ruy Barbosa : o embate eleitoral de 1910
Seabra reuniu em torno de seu candidato o apoio de poderosas forças políticas do estado e sua chegada a Salvador para dirigir a campanha foi apoteótica, liderando passeatas, meetings (comícios) e reuniões com correligionários. Uma delas estava programada para a residência do deputado Domingos Guimarães, que embora muito ligado ao governador Araújo Pinho, defensor da canditaura Ruy Barbosa, foi cooptado  e aderiu à candidatura de Hermes da Fonseca. Mas Seabra não compareceu, preferindo atender ao convite do deputado federal Ubaldino de Assis para visitar e fazer campanha em Cachoeira. Na época eram aliados mas anos depois viriam a ser inimigos mortais. J. J. Seabra e Ubaldino de Assis embarcaram no "Vapor de Cachoeira" e seguiram pelo Rio Paraguaçu em direção a Cachoeira e depois a São Félix, de onde  a comitiva seguiu de trem para Curralinho (atual cidade de Castro Alves) onde ocorreu o atentado.  O relato abaixo foi extraído da obra  "A Bahia e seus governadores  na República" escrito em 1923 por Antonio Ferrão Moniz de Aragão  e recentemente reeditado pela Fundação Pedro Calmon (FPC), órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SECULT). 



 Na descrição acima está erroneamente citado que JJ Seabra foi "alvejado" duas vezes, quando na verdade ele não foi atingido. O sentido da frase é de que teria sido "alvo". 
As filarmônicas serviam de instrumento de ação partidária. Enquanto a Minerva Cachoeirana era dirigida por pessoas que seguiam fielmente a liderança política do deputado Ubaldino de Assis a Lyra Ceciliana, filarmônica rival, era dirigida pelos adversários de Ubaldino. 

  
JJ Seabra apoiou Hermes, contra Ruy Barbosa...
... e recebeu o apoio político do líder cachoeirano 
 Ubaldino de Assis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um comentário