segunda-feira, 10 de setembro de 2012

A LIGAÇÃO DE DORIVAL CAYMMI COM O RECÔNCAVO

O post presta uma homenagem ao grande artista Dorival Caymmi, que cantou, como ninguém, a Bahia, o mar, os saveiros do Recôncavo (que subiam e desciam os rios Paraguaçu, Subaé e Jaguaribe. Apreciem esse post, com a referência ao início da carreira de Caymmi.
O nosso músico maior nasceu em Salvador, no ano de 1914 (atenção, daqui a dois anos é o centenário dele !), e aos treze anos, interrompeu os estudos e foi trabalhar, como auxiliar, na Redação do jornal O IMPARCIAL. E é do acervo do jornal que garimpamos essa preciosidade: a participação dele, em 1935, no "Programa da Cidade", da Rádio Comercial (PRF-3), que funcionava no Relógio de São Pedro. Caymmi já tinha composto sua primeira música ("No Sertão") e se apresentava regularmente como cantor e violonista em programas da Rádio Clube da Bahia e da Rádio Comercial.Ora cantando, ora acompanhando os demais artistas, junto com um parceiro, Antonio Maltez. E foi neste ano que ele passou a apresentar o musical "Caymmi e Suas Canções Praieiras", após ter vencido o concurso de músicas de carnaval com o samba "A Bahia também dá." Um diretor da rádio o incentivou a seguir carreira artística no sul do país. E ele tomou um ita (navio que cruzava o litoral brasileiro, de norte a sul) para o Rio de Janeiro. Inicialmente pensava em conseguir um emprego como jornalista e realizar o curso preparatório de Direito. O resto da história todos conhecem. Ah! quem escrevia e lia a "Crônica da Cidade" (publicada antes no jornal) era Dermeval - ou Dmeval, como também era conhecido - Costa Lima, um intelectual e livreiro, dono da "Civilização Brasileira", livraria que marcou época na Bahia...

2 comentários:

  1. Recebi pelo Google Alert a postagem no seu blog sobre Dorival Caymmi. Sou autor de um livro sobre, esgotado, mas com previsão de segunda edição em 2013. Salve, Caymmi.

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Achei esta postagem depois de procurar conteúdos relacionados a Dorival Caymmi. Muito interessante!
    Abraços,
    Lu Oliveira
    www.luoliveiraoficial.com.br

    ResponderExcluir

Faça um comentário