quinta-feira, 25 de abril de 2013

LEMBRANÇAS HISTÓRICAS DO ESPORTE EM CACHOEIRA

Eis alguns registros históricos das atividades esportivas mais praticadas em Cachoeira, na primeira metade do século passado. A primeira foto é de 1950 e mostra o Real Atlético de Futebol, bi-campeão (1948/1949) da 2ª Divisão de Amadores de Cachoeira ! O "slogan" é chupado do Hino do Clube de Regatas do Flamengo (RJ), cuja letra foi composta por Lamartine Babo ("Uma vez Flamengo, sempre Flamengo") em 1945. A foto foi extraída do jornal carioca Sport Ilustrado (edição de 31 de agosto de 1950)

(clique na imagem para visualizar melhor)

Já a segunda foto mostra o Santa Cruz Juvenil. Quer dizer, o conceito de juvenil àquela época era relativo pois os jogadores da foto são  adultos. O time ficou  invicto durante três anos.! A foto também foi extraída do jornal carioca Sport Ilustrado (a edição, no caso, foi de 8 de abril de 1954).

                                      (clique na imagem para visualizar melhor)

A terceira imagem já foi disponibilizada neste espaço e mostra o Rio Paraguaçu em seus dias de glória  no passado,  quando nele eram realizadas competições náuticas que mobilizavam os moradores de Cachoeira e São Félix e atraíam inclusive  a atenção da imprensa nacional. Em julho de 1930 a revista "O Malho", editada no Rio de Janeiro,  mandou a Cachoeira e São  Félix um repórter e um fotógrafo para registrarem, uma regata no Rio Paraguaçu. Nota-se, mesmo ao longe, que as margens do Rio Paraguaçu e a ponte D. Pedro II eram inteiramente ocupadas pelos moradores das duas cidades, que assistiam praticamente de camarote ao belo espetáculo. Na época os clubes Associação Athética de São Félix e a Associação Cultural Desportiva do Paraguaçu dividam as preferências de cachoeiranos e sanfelixtas nos alegres domingos em que havia regatas.

(clique na imagem para visualizar melhor)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um comentário